Escolha a data e o horário perfeito para seu ensaio fotográfico.

Atualizado: 26 de Out de 2018

Vemos tantas noivas com a mesma dúvida e por aí tantas errando nas suas escolhas que resolvemos ajudar nossas noivas e também quem quiser guardar essas dicas mesmo não sendo nossas noivas ou até mesmo você que só quer ficar informado sobre o assunto.

Ensaio Josiah e Talita, casal dos EUA que fizeram uma sessão incrível com a gente.

É muito importante lembrar que essas dicas são para aqueles que se identificam com nosso estilo de fotografia, e que é nossa opinião sobre ter um lindo ensaio sem stress, programado e sem dúvida perfeito. Sabemos que toda noiva sonha com essa etapa da vida e colocam muito tempo, empenho e investimento em um sonho. Nossa ideia é poder ajudar com nossa experiência de vários anos especializados em casamentos, colocamos muito amor no que fazemos e estamos muito felizes em poder usar nossa experiência para ajudar várias noivas.



Qual a melhor data?

Essa é a primeira etapa do ensaio que tem que ser organizada com antecedência, você precisa decidir primeiro a data, afinal as agendas das pessoas envolvidas no ensaio precisam bater direitinho, geralmente é o fotógrafo e os noivos, então um consenso precisa ser estabelecido entre todos. Uma outra coisa muito importante é fazer seu ensaio no meio da semana primeiro porque os lugares em que escolherem estarão mais vagos que nos fins de semana e segundo que a maioria dos fotógrafos não tem disponibilidade pois estarão nos seus eventos, isso vai depender de fotógrafo para fotógrafo, mas a maioria que eu conheço estão com suas agendas lotadas de eventos nos fins de semana. O ideal é que se você tiver tempo marque o ensaio para 2 ou 3 meses de antecedência assim se houver qualquer imprevisto ainda dará tempo para concertar.


Qual o melhor horário?

O horário pode depender do estilo de como você escolheu seu ensaio, mas vou falar do que na maioria nós fazemos e dos que eu conheço. Para nós o melhor horário é o fim de tarde, aquele sol quase se pondo, mas antes é bom eu esclarecer para vocês quanto tempo é ideal para fazer um ensaio, nós usamos uma média de 2 horas por ensaio, para nós é o suficiente para uma quantidade boa de fotos. Nós somos muito fãs de uma luz uniforme por isso em locações abertas preferimos sempre começar por volta de 16h00m as vezes até 16h30m dependendo do sol no dia. Você vai poder ver nessas imagens exemplos da luz que estou falando para vocês.


Ensaio realizado em Fortim com uma luz entre 17h e 17h30m.

Ensaio realizado em Camocim com uma luz entre 17h e 17h30m.

Essa é uma luz que mais amamos, porque conseguimos fotometrar tudo por igual, e o melhor, não fica nenhuma sombra atrapalhando ou deformando os rostos, deixando assim a foto perfeita. É bem rápido esse momento com essa luz perfeita, e é claro que começando as 15h30m ou 16h terá outros momentos e outra luz, mas o que estou expondo aqui para você é o momento ideal para que suas fotos cheguem ao ápice da perfeição de luz. E para que não cometa o erro de programar seu ensaio pela manhã ou nos horários de luz muito forte como por exemplo 10h30m ou 13h, tenho certeza que não ficará muito agradável nem de fazer o ensaio e nem de olhar para o resultado. Tudo que estou falando aqui é referente a fotos em locações externas e ao ar livre, por isso que eu disse que iria depender do estilo que escolhesse.


Ensaio realizado em Icapuí com uma luz entre 16h e 16h40m.

Essa luz também é uma luz belíssima e bem romântica por sinal, mas que na minha opinião não é tão fácil de consegui-la, porque é um sol que se põe para o lado do mar deixando o fundo das suas fotos espetacular e as vezes temos que ir para lugares bem mais longe fazendo um investimento maior de tempo e dinheiro. Esse investimento vai depender muito do que você está sonhando para o seu ensaio, tem noivas que não querem ter tanto trabalho muito menos gastar tempo e dinheiro a mais do que elas estavam imaginando, e nem é um sonho tão esperado assim. Mas de antemão te digo que vale muito apena pois pode ter certeza que vai ficar diferente e espetacular.

Ensaio realizado em Morro Branco com uma luz entre 14h30m e 15h15m.

Essa é uma luz que pouco exploramos nos nossos ensaios, um sol bem forte e exaustivo não ajuda em nada os noivos se sentirem à vontade com o ambiente, a foto está linda sim isso está claro, mas quero atentar que fica bem mais demorado fotometrar nessa luz deixando assim os noivos mais tempo no sol escaldante se desgastando, e os rostos cheios de sombras, uma luz forte na pele, até o ambiente fica com cores maltratadas com essa luz, dificultando assim até na edição da foto. Por isso não adianta achar que tem que chegar tão cedo para começar suas fotos porque o resultado não vai ficar tão bom quanto esperava. Se seu fotógrafo for bom ele vai te explicar tudo isso e também conseguirá extrair o melhor do ambiente, da luz e dos noivos em 2h corretas de ensaio.




Esperamos que gostem, fizemos de acordo com nossas experiências e o mais importante com muito amor.



Ramon e Marcilane especialista em fotografia de casamento.



64 visualizações

RUA CHICO FEITOSA DO COCOCI 210, ENG. LUCIANO CAVALCANTE

(85) 9.8747-7752 | 9.9763-0900 (WHATSAPP)

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Google Places - o círculo branco
  • Vimeo - White Circle